Pesquisar neste blog

domingo, 23 de agosto de 2015

As Bênçãos da Obediência


          Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus.
          Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.
          O SENHOR concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão.
          O SENHOR enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem.
          O SENHOR, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá.
          O SENHOR fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele. Então todos os povos da terra verão que vocês pertencem ao SENHOR e terão medo de vocês.
          O SENHOR lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.
          O SENHOR abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.
          O SENHOR fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda.
          Se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.
          Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.

          (Texto de Deuteronômio 28:1-14).

          Essas promessas de bênçãos foram concedidas por Deus aos israelitas no tempo antigo. Uma coisa somente era pedida em troca: a fidelidade.
          Sabemos, pelo decorrer dos fatos subsequentes, que a fidelidade faltou por parte da nação israelita e, por supuesto, as prometidas bênçãos não lhes foram concedidas.
          Com o advento de Jesus, centenas de anos depois, toda a Lei antiga e todos os escritos dos Profetas – que tão insistentemente chamavam a atenção do povo de volta à fidelidade, sem nunca terem logrado êxito – foram cumpridos n’Ele, no Cristo. Assim, já não vivemos mais sob a Lei, mas sob a graça do Evangelho. Já o que mais nos importa não são as coisas deste mundo, mas as coisas da eternidade em Deus.
          Todavia, é interessante observarmos os ensinamentos contidos no antigo pacto – como esse descrito acima. Não os observamos sob uma ótica mercantilista da fé, numa teologia da prosperidade, tão abertamente picareteada nos dias atuais por modernos vendilhões de bênçãos travestidos de religiosos, como vemos às pencas por aí, atrás de placas de “igrejas”. Não. Observamos esses antigos ensinamentos com a atenção a eles devida, sabendo que sempre que nos mantemos fiéis ao Senhor, Ele o sabe, e Ele nos abençoa, segundo o que Ele saiba ser o melhor para nós.
   
          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário