Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Providência Divina


A providência divina são as atitudes mais santas, sábias e poderosas de Deus com vistas a preservar todas as Suas criaturas e todas as Suas ações.
Se a criação foi um exercício único de energia divina fazendo com que o Universo surgisse, a providência é um exercício contínuo da mesma energia.
O Criador mantém toda a criação em Seu Ser, interagindo com tudo o que há. Ele envolve-Se em todos os eventos, dirigindo tudo de acordo com o Seu desígnio.
Deus é completamente responsável pelo mundo. Sua mão pode estar oculta, mas Seu governo se estende a todas as coisas.
Às vezes se supõe que Deus conhece o futuro, mas que não o controla; que Ele sustenta o mundo, mas que não interfere nele; ou que Ele dá a direção geral, mas que não Se ocupa dos detalhes. A Bíblia enfaticamente exclui todas essas limitações da Sua providência.
Senão, vejamos:
v  A Bíblia ensina claramente o controle providencial de Deus sobre o Universo:
O SENHOR estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe (Salmo 103:19).
Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: “O que fizeste?” (Daniel 4:35).
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade (Efésios 1:11).
v  A Bíblia ensina que Deus tem controle sobre o mundo físico:
É o SENHOR que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento (Salmo 104:14).
O SENHOR faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas (Salmo 135:6).
“... para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” (Mateus 5:45).
v  A Bíblia ensina que Deus tem controle sobre o mundo “selvagem”:
Os leões rugem à procura da presa, buscando de Deus o alimento (Salmo 104:21).
... tu lhes dás, e eles o recolhem, abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas (Salmo 104:28).
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta” (Mateus 6:26).
“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês” (Mateus 10:29).
v  A Bíblia ensina que Deus tem controle sobre o mundo “civilizado”:
“Dá grandeza às nações, e as destrói; faz crescer as nações, e as dispersa” (Jó 12:23).
... pois do SENHOR é o reino; ele governa as nações (Salmo 22:28).
Ele governa para sempre com o seu poder, seus olhos vigiam as nações (Salmo 66:7).
“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar (Atos 17:26).
v  A Bíblia ensina que Deus tem controle sobre o nosso nascimento:
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir (Salmo 139:16).
Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça (Gálatas 1:15).
v  A Bíblia ensina que Deus tem controle sobre os sucessos e fracassos dos homens:
Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: humilha a um, a outro exalta (Salmo 75:6-7).
“Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes” (Lucas 1:52).
v  A Bíblia ensina que Deus tem controle sobre as coisas aparentemente acidentais ou insignificantes:
A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do SENHOR (Provérbios 16:33).
“Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Mateus 10:30).
v  A Bíblia ensina que Deus protege os justos:
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança (Salmo 4:8).
Pois tu, SENHOR, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo (Salmo 5:12).
A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém (Salmo 63:8).
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta (Salmo 121:3).
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28).
v  A Bíblia ensina que Deus provê as necessidades do seu povo:
Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos (Gênesis 22:8).
“Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR (Deuteronômio 8:3).
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).
v  A Bíblia ensina que Deus dá resposta às orações:
Quando ele orou, o SENHOR o ouviu e atendeu o seu pedido e o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o SENHOR é Deus (II Crônicas 33:13).
Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens (Salmo 65:2).
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Mateus 7:7).
“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite?” (Lucas 18:7).
“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mateus 21:22).
“Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá” (Marcos 11:24).
Aqui estão apenas alguns pontos da onipotência divina; se você buscar na Bíblia, encontrará muito mais.
O que desejo com este texto é colocar em seu coração o quanto é importante crescer no relacionamento com Deus, para que possamos chegar à estatura de Cristo.
... até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4:13).

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário