Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Arqueólogos da Palavra

Colossenses 2:3
Nele (Cristo) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

São famosos os filmes de caça ao tesouro, como Piratas do Caribe, com o capitão Jack Sparow e suas estripulias. E quem não viu Indiana Jones, nas suas várias aventuras? Aliás, as histórias do personagem de Harrison Ford são muito boas, pois o professor Jones é – entre uma aventura e outra – um acadêmico de arqueologia, a ciência que serve de pano de fundo para suas aventuras. O trabalho de um arqueólogo é muito interessante, uma vez que estuda a vida e a cultura de povos antigos por meio de escavações ou através de documentos e monumentos por eles deixados. Gosto muito de uma fala do professor Jones, dirigida a um de seus alunos: “Você quer ser um arqueólogo? Então saia do banco da universidade e vá para onde está a história”. Claro que ele não estava incentivando o abandono dos estudos acadêmicos; ele estava ensinando a levar a teoria dos bancos escolares à prática.
Há uma analogia aqui, entre o arqueólogo e aquele que quer seguir o discipulado de Cristo: tal qual um arqueólogo, que escava os sítios arqueológicos em busca de tesouros de conhecimento, um discípulo precisa escavar nas Escrituras, que são o testemunho de Cristo, para encontrar tesouros de sabedoria e conhecimento eternos. Um arqueólogo que ficar apenas na superfície, que não se lançar à profundidade de suas buscas, encontrará pouca coisa, se é que encontrará alguma coisa. Um cristão que se acomodar apenas à superfície de seu discipulado, pouco encontrará e viverá.
Outra analogia há entre a arqueologia e o discipulado de Cristo: tal qual um arqueólogo precisa passar através da teoria à pratica de sua ciência, um cristão necessita, passando pela teoria bíblica da Palavra, chegar à prática da mesma em sua vida cotidiana. Não existe arqueólogo sem preparo acadêmico, mas um arqueólogo de verdade concretiza este preparo no sítio arqueológico. Assim como não existe cristão sem preparo bíblico, mas um cristão de verdade concretiza este preparo no sítio experimental da vida.
É preciso que aprendamos a escavar a Palavra, estando atentos a ela quando a vivemos, seja na leitura ou estudo bíblico, seja na prédica na igreja. Ao estudarmos a Palavra, não devemos estar com os pensamentos dispersos, passando os olhos avoados pelas palavras e páginas sem entendermos o que estamos lendo. Ao ouvirmos a Palavra, não devemos estar na igreja apenas de corpo presente, enquanto nossos pensamentos andam borboleteando por aí, distraídos com as coisas lá fora. Em ambos os casos, devemos estar conscientemente imersos no que estamos fazendo. O contato com a Palavra deve ser feito antecedido por oração, buscando junto ao Espírito do Senhor a orientação e a inspiração para que a possamos interiorizar. Só assim ela será inscrita em nossos corações e mentes.
Um arqueólogo encontra nas descobertas da antiguidade conhecimentos que influenciam a atualidade; é o passado servindo ao presente. Nas antiguidades das sabedorias e conhecimentos bíblicos, encontramos influências divinas para a nossa atualidade, independente da época em que estamos. É a eterna sabedoria de Deus servindo-nos em pleno século XXI. Mas é preciso cavar; ficar só na superfície nos dará apenas um conhecimento e uma sabedoria superficiais. A pá e a picareta das escavações bíblicas são nossa oração e nossa humildade. Assim, poderemos ir fundo!
“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mateus 13:44). Com essas palavras, o próprio Cristo nos mostra a importância de darmos valor às coisas divinas. Ele nos ensina a valorizarmos o que realmente é digno de valor, Ele nos ensina a priorizarmos o que é importante, Ele nos ensina a nos mexermos na busca pelo que ansiamos. E Ele sempre soube das coisas, não é mesmo?

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert
UM LIVRE DISCÍPULO DE CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário