Pesquisar neste blog

domingo, 16 de fevereiro de 2025

164 – Elias é Levado Para o Céu (2º Reis 2)


 

Quando1(versículo de 2º Reis 2) o SENHOR levou Elias aos céus num redemoinho aconteceu o seguinte: Elias e Eliseu saíram de Gilgal, e2 no caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois o SENHOR me enviou a Betel”.

Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida, que não te deixarei I ir só”. Então foram a Betel.

Em3 Betel os discípulos dos profetas II foram falar com Eliseu e perguntaram: “Você sabe que hoje o SENHOR vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você?”

Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”.

Então4 Elias lhe disse: “Fique aqui, Eliseu, pois o SENHOR me enviou a Jericó”.

Ele respondeu: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida, que não te deixarei I ir só”. Desceram então a Jericó.

Em5 Jericó os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e lhe perguntaram: “Você sabe que hoje o SENHOR vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você?”

Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”.

Em6 seguida Elias lhe disse: “Fique aqui, pois o SENHOR me enviou ao rio Jordão”.

Ele respondeu: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida, que não te deixarei I ir só!” Então partiram juntos.

Cinquenta7 discípulos dos profetas os acompanharam e ficaram olhando à distância, quando Elias e Eliseu pararam à margem do Jordão. Então8 Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. As águas se dividiram III, e os dois atravessaram a seco.

Depois9 de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você?”

Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro IV de teu espírito profético”.

Disse10 Elias: “Você fez um pedido difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido”.

De11 repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho. Quando12 viu isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! V Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel! VI” E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio.

 

v     Para entender a história

O sacerdócio de Elias chegou ao fim. Eliseu assume a responsabilidade de renovar a fé do povo em Deus, como o fez Josué ao final da vida de Moisés. Elias e Eliseu viajaram para lugares associados à entrada dos israelitas em Canaã. Sua viagem simboliza a promessa de um novo começo.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Não te deixarei” – As palavras de Eliseu dirigidas a Elias assemelham-se às do discípulo Pedro dirigidas a Jesus, antes de Ele ser levado para o céu (João 21:15-17). Três vezes Pedro declara o seu amor por Jesus, da mesma forma que Eliseu declara três vezes que não abandonará o seu mestre. Eliseu continuará o trabalho de Elias.

                                   II.      “Os discípulos dos profetas” – Nessa época, muitos israelitas permaneciam fieis a Deus (1⁰ Reis 19:18). Entre eles, os profetas que viviam em comunidades religiosas em algumas cidades ou aldeias. Eles exigiam arrependimento, orientavam o povo e pregavam a mensagem de Deus. Apenas alguns poucos profetas transmitiam diretamente a palavra de Deus.

                                III.     “As águas se dividiram” – Este acontecimento lembra a divisão do Mar Vermelho (Êxodo 14:21).

                                IV.     “O principal herdeiro” – Há traduções em que esta fala aparece como “deixa-me herdar uma porção dupla”. Na antiga lei do Oriente Médio, o filho mais velho herdava duas vezes mais do que qualquer outro membro da família. Ao solicitar a parte tradicional do primogênito, Eliseu estava fazendo um pedido formal para ser o herdeiro espiritual de Elias. Não pedia o dobro do poder espiritual de Elias, mas, sim, que fosse seu principal herdeiro.

                                   V.     “Meu pai! Meu pai!” – As palavras de Eliseu ao seu mestre confirmam o seu novo papel como o sucessor de Elias. Não era uma “paternidade” física, mas espiritual.

                                VI.     “Os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” – Eliseu compara o seu mestre ao exército de Israel. Suas palavras descrevem Elias como protetor e defensor da fé israelita. Elias é levado para os céus em um redemoinho de vento – ou tornado –, um símbolo da força e do poder de Deus.

 

- Eliseu: Foi discípulo e sucessor de Elias. Seu nome em hebraico significa “Deus é a salvação”. Lembra o nome de Josué, que também agiu como servo de Deus e líder do povo, após a morte do seu mestre Moisés (Josué 1:1-6).


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário