Pesquisar neste blog

domingo, 16 de fevereiro de 2025

164 – Elias é Levado Para o Céu (2º Reis 2)


 

Quando1(versículo de 2º Reis 2) o SENHOR levou Elias aos céus num redemoinho aconteceu o seguinte: Elias e Eliseu saíram de Gilgal, e2 no caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois o SENHOR me enviou a Betel”.

Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida, que não te deixarei I ir só”. Então foram a Betel.

Em3 Betel os discípulos dos profetas II foram falar com Eliseu e perguntaram: “Você sabe que hoje o SENHOR vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você?”

Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”.

Então4 Elias lhe disse: “Fique aqui, Eliseu, pois o SENHOR me enviou a Jericó”.

Ele respondeu: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida, que não te deixarei I ir só”. Desceram então a Jericó.

Em5 Jericó os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e lhe perguntaram: “Você sabe que hoje o SENHOR vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você?”

Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”.

Em6 seguida Elias lhe disse: “Fique aqui, pois o SENHOR me enviou ao rio Jordão”.

Ele respondeu: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida, que não te deixarei I ir só!” Então partiram juntos.

Cinquenta7 discípulos dos profetas os acompanharam e ficaram olhando à distância, quando Elias e Eliseu pararam à margem do Jordão. Então8 Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. As águas se dividiram III, e os dois atravessaram a seco.

Depois9 de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você?”

Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro IV de teu espírito profético”.

Disse10 Elias: “Você fez um pedido difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido”.

De11 repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho. Quando12 viu isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! V Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel! VI” E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio.

 

v     Para entender a história

O sacerdócio de Elias chegou ao fim. Eliseu assume a responsabilidade de renovar a fé do povo em Deus, como o fez Josué ao final da vida de Moisés. Elias e Eliseu viajaram para lugares associados à entrada dos israelitas em Canaã. Sua viagem simboliza a promessa de um novo começo.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Não te deixarei” – As palavras de Eliseu dirigidas a Elias assemelham-se às do discípulo Pedro dirigidas a Jesus, antes de Ele ser levado para o céu (João 21:15-17). Três vezes Pedro declara o seu amor por Jesus, da mesma forma que Eliseu declara três vezes que não abandonará o seu mestre. Eliseu continuará o trabalho de Elias.

                                   II.      “Os discípulos dos profetas” – Nessa época, muitos israelitas permaneciam fieis a Deus (1⁰ Reis 19:18). Entre eles, os profetas que viviam em comunidades religiosas em algumas cidades ou aldeias. Eles exigiam arrependimento, orientavam o povo e pregavam a mensagem de Deus. Apenas alguns poucos profetas transmitiam diretamente a palavra de Deus.

                                III.     “As águas se dividiram” – Este acontecimento lembra a divisão do Mar Vermelho (Êxodo 14:21).

                                IV.     “O principal herdeiro” – Há traduções em que esta fala aparece como “deixa-me herdar uma porção dupla”. Na antiga lei do Oriente Médio, o filho mais velho herdava duas vezes mais do que qualquer outro membro da família. Ao solicitar a parte tradicional do primogênito, Eliseu estava fazendo um pedido formal para ser o herdeiro espiritual de Elias. Não pedia o dobro do poder espiritual de Elias, mas, sim, que fosse seu principal herdeiro.

                                   V.     “Meu pai! Meu pai!” – As palavras de Eliseu ao seu mestre confirmam o seu novo papel como o sucessor de Elias. Não era uma “paternidade” física, mas espiritual.

                                VI.     “Os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” – Eliseu compara o seu mestre ao exército de Israel. Suas palavras descrevem Elias como protetor e defensor da fé israelita. Elias é levado para os céus em um redemoinho de vento – ou tornado –, um símbolo da força e do poder de Deus.

 

- Eliseu: Foi discípulo e sucessor de Elias. Seu nome em hebraico significa “Deus é a salvação”. Lembra o nome de Josué, que também agiu como servo de Deus e líder do povo, após a morte do seu mestre Moisés (Josué 1:1-6).


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Todos os Dias


 

Atos 5:42

Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

 

O livro dos Atos dos Apóstolos é o quinto livro do Novo Testamento, imediatamente após os quatro Evangelhos. E, como o nome já diz, fala das coisas que os apóstolos enviados por Jesus Cristo fizeram. Mas não somente eles, como também fala de muitas coisas que os primeiros cristãos fizeram. Narra, entre outras, o início da Igreja de Cristo.

Esta passagem, no quadragésimo segundo versículo do quinto capítulo me saltou aos olhos, e me deu uma despertada. Explico.

Ela inicia falando de algo que os irmãos em Cristo faziam “todos os dias”. Não no sábado ou no domingo, ou duas vezes por semana. Não mesmo. Faziam todos os dias.

Eles ensinavam que Jesus é o Cristo, não só no Templo, mas também de casa em casa. E todos os dias!

Eles falavam da sua fé, falavam daquilo que lhes era, por fé, concedido, daquilo que eles podiam experimentar e viver por ficarem unidos entre eles e a Cristo. Anunciavam o Evangelho. E todos os dias! Não menos que todos os dias!

Isso me saltou aos olhos – e me despertou!

Isso me fez olhar em volta para ver como anda o comportamento cristão – daqueles que assim se chamam – e qual o impacto que este comportamento causa à sua volta.

Isso me fez olhar também – e especialmente – para mim mesmo. Qual é o meu comportamento em relação a isso? E qual impacto que esse comportamento causa?

Eu sei que as mensagens com base no Evangelho que eu compartilho via Facebook, via Instagram, via X, via WhatsApp, via YouTube e aqui, via o nosso Blog, têm o potencial de alcançar muita gente, conforme o Senhor dá a alcançar.

E também sei que, com alguma frequência, me reúno com irmãos e irmãs em Cristo para compartilhar a Palavra.

Sei que faço coisas concernentes à fé, de forma prática, pontual e objetiva, “quase” todos os dias... Quase! Mas quase é só quase... Não é sempre... Não é todos os dias.

Preciso fazer todos os dias... É o que aprendo hoje.

Preciso me dar conta – e me dar conta todos os dias – que o “hoje” é só o que temos na verdade. O ontem já passou, e imutável está. O amanhã ainda não veio, e intocável está. Somente o hoje é mutável e tocável. Somente o hoje está, de fato, presente. E devo recebê-lo como um presente, como uma dádiva, como um dom da vida.

E o “todos os dias” é feito de “hojes”, de “todos os hojes”!

 

É isso. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem!

Saudações,

Kurt Hilbert

domingo, 2 de fevereiro de 2025

163 – A Vinha de Nabote (1º Reis 21)


 

Algum1(versículo de 1º Reis 21) tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel I, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria II. Acabe2 tinha dito a Nabote: “Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor”.

Nabote3, contudo, respondeu: “O SENHOR me livre III de dar a ti a herança dos meus pais!”

Então4 Acabe foi para casa, aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: “Não te darei a herança dos meus pais”. Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer.

Disse-lhe7 Jezabel, sua mulher: “É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel”.

Então8 ela escreveu cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei, e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote.

As11 autoridades e os nobres da cidade de Nabote fizeram conforme Jezabel os orientara nas cartas que lhes tinha escrito. Decretaram12 jejum IV e fizeram Nabote sentar-se num local destacado no meio do povo. Então13 dois homens vadios vieram e se sentaram em frente dele e o acusaram diante do povo V, dizendo: “Nabote amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei”. Por isso o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte.

Então17 a palavra do SENHOR veio ao tesbita Elias: “Vá18 encontrar-se com Acabe, o rei de Israel, que reina em Samaria. Agora ele está na vinha de Nabote para tomar posse dela. Diga-lhe19: Assim diz o SENHOR: ‘Você assassinou um homem e ainda se apossou de sua propriedade?’ E acrescentou: Assim diz o SENHOR: ‘No local onde os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o seu sangue; isso mesmo, o seu sangue!’”

Acabe20 disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo!”

“Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o SENHOR reprova. E21 ele diz: ‘Vou trazer desgraça sobre você. Devorarei os seus descendentes e eliminarei da sua família todos os do sexo masculino em Israel, sejam escravos ou livres. Farei22 à sua família o que fiz à de Jeroboão, filho de Nebate, e à de Baasa, filho de Aías, pois você provocou a minha ira e fez Israel pecar’. E23, acerca de Jezabel, o SENHOR diz: ‘Os cães devorarão Jezabel VI junto ao muro de Jezreel’”.

Quando27 Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão.

Então28 a palavra do SENHOR veio ao tesbita Elias: “Você29 notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho”.

 

v     Para entender a história

Permitindo que Jezabel aja de forma ilegal, o rei Acabe é igualmente responsável pelo assassinato de Nabote. Acabe, entretanto, mostra algum remorso pelo seu pecado e, por isso, Deus age com mais indulgência com ele do que com Jezabel. A dinastia de Acabe chagará ao fim, mas somente uma geração depois, quando o seu filho for rei.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “A vinha ficava em Jezreel” – Jezreel era uma cidade localizada cerca de 38 quilômetros ao norte de Samaria. O rei Acabe tinha ali uma residência, além do palácio oficial em Samaria.

                                   II.      Rei de Samaria” – Samaria era a nova capital do reino do norte de Israel. Onri, o pai de Acabe, mudou-se de Tirza para Samaria por volta de 880 a.C. (1⁰ Reis 16:24). Samaria foi construída sobre uma colina, dando vista para a principal rota norte-sul que atravessava a Palestina. Seu nome significa “mirante”.

                                III.     “O SENHOR me livre” – Esta terra fora cedida aos ancestrais de Nabote, após a conquista de Canaã. A Lei de Moisés proibia aos israelitas a venda de qualquer terra ancestral (Levítico 25:23-28).

                                IV.     “Decretaram jejum” – Os israelitas costumavam jejuar quando um crime sério era cometido, esperando, com isso, evitar que Deus castigasse toda a nação. Jezabel ordenou um dia de jejum, sabendo que as pessoas achariam que alguém havia infringido a Lei. Os israelitas ficariam com medo das consequências e resolveriam eles mesmos se livrar do culpado.

                                   V.     “E o acusaram diante do povo” – De acordo com e Lei de Moisés, uma pessoa não podia ser condenada à morte com base nas evidências de apenas uma testemunha (Números 35:30). Jezabel cuidou para que o seu plano fosse bem-sucedido, instruindo dois homens para testemunharem contra Nabote.

                                VI.     “Cães devorarão Jezabel” – Essa previsão foi concretizada dez anos após a morte de Acabe, quando Jeú, um comandante militar, tomou o poder de Jezabel. Por ordem de Jeú, ela foi jogada de uma janela do palácio, e o seu corpo foi feito em pedaços por cães (2⁰ Reis 9:30-35).

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.