Pesquisar neste blog

domingo, 4 de agosto de 2024

151 – A Arca Entra em Jerusalém (2º Samuel 6 – 8)


 

E12(versículo de 2º Samuel 6) disseram ao rei Davi: “O SENHOR tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus”. Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus I para a Cidade de Davi. Quando13 os que carregavam a arca do SENHOR davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Davi14, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o SENHOR, enquanto15 ele e todos os israelitas levavam a arca do SENHOR ao som de gritos de alegria e de trombetas.

Aconteceu16 que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o SENHOR, ela o desprezou em seu coração.

Eles17 trouxeram a arca do SENHOR e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão perante o SENHOR.

Voltando20 Davi para casa para abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar!”

Mas21 Davi disse a Mical: “Foi perante o SENHOR que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quando me designou soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel; perante o SENHOR celebrarei e22 me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou”.

E23 até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos II.

O1(versículo de 2º Samuel 7) rei Davi já morava em seu palácio e o SENHOR lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor. Certo2 dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca do SENHOR permanece numa simples tenda”.

Natã3 respondeu ao rei: “Faze o que tiveres em mente, pois o SENHOR está contigo”.

E4 naquela mesma noite o SENHOR falou a Natã III:

“Vá5 dizer a meu servo Davi que assim diz o SENHOR: Sempre9 estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra. Quando12 a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será13 ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. Quanto16 a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”.

Depois1(versículo de 2º Samuel 8) disso, Davi derrotou os filisteus. Davi2 derrotou também os moabitas.

Davi13 ficou ainda mais famoso ao retornar da batalha em que matou dezoito mil edomitas no vale do Sal.

Ele14 estabeleceu guarnições militares por todo o território de Edom, sujeitando todos os edomitas. O SENHOR dava vitórias a Davi IV aonde quer que ele fosse.

 

v     Para entender a história

Governado por Davi, o reino de Israel entra numa idade de ouro, de expansão e prosperidade. O povo de Deus está unido e, pela primeira vez, ocupa totalmente a “terra prometida”. As promessas de Deus a Abraão e Moisés foram cumpridas. Ao contrário de Saul, Davi confia em Deus e o reverencia de todo coração. Por intermédio de Davi, Deus renova a sua aliança com Israel.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Levassem a arca de Deus – Davi reconhece que Deus era o verdadeiro rei de Israel. A arca representava o seu trono terreno e continha os “dez mandamentos” e a base da Lei de Israel. Ao levar a arca para Jerusalém, Davi tornava a cidade o centro religioso do país.

                                   II.      Mical, filha de Saul, jamais teve filhos – Em Israel, a infertilidade era vista como um castigo de Deus. Não se sabe se a esterilidade de Mical era um problema físico ou o resultado da rejeição de Davi. A menção no texto é importante por significar o fim da dinastia de Saul. Um filho de Davi e Mical seria neto de Saul e, portanto, um forte pretendente ao trono.

                                III.     “O SENHOR falou a Natã” – Natã foi o sucessor de Samuel e o profeta mais importante da corte real de Davi. A promessa de Deus a Davi de que o seu reinado duraria “para sempre” é uma das passagens mais importantes do Antigo Testamento. Demonstra a crença dos judeus de que o seu Messias surgiria da linhagem de Davi.

                                IV.     “O SENHOR dava vitórias a Davi” – Davi uniu as tribos, conquistou as cidades cananeias remanescentes e protegeu as fronteiras. Israel tornou-se uma grande potência militar. Os filisteus, os maiores inimigos de Israel, foram escorraçados para uma pequena faixa costeira.

 

- O local do Templo: Davi instalou o Tabernáculo no monte Moriá, 40 metros acima da cidade, e levou a arca para lá. Esse veio a se tornar o local do Templo do SENHOR, construído por Salomão, filho de Davi, que ampliou as muralhas de Jerusalém para incluir essa área.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário