Pesquisar neste blog

domingo, 26 de maio de 2024

146 – Davi e Golias (1º Samuel 17)


 

 Os1(versículo de 1º Samuel 17) filisteus juntaram suas forças para a guerra e reuniram-se em Socó de Judá. E acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca. Saul2 e os israelitas reuniram-se e acamparam no vale de Elá I, posicionando-se em linha de batalha para enfrentar os filisteus. Os3 filisteus ocuparam uma colina e os israelitas outra, estando o vale entre eles.

Um4 guerreiro chamado Golias II, que era de Gate, veio do acampamento filisteu. Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele5 usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas6 pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas. A7 haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. Seu escudeiro ia à frente dele.

Golias8 parou e gritou às tropas de Israel: “Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. Se9 ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão”. E10 acrescentou: “Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo”. Ao11 ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.

Golias repetiu o desafio todas as manhãs e todas as tardes, durante quarenta dias. Certa manhã, Davi, um jovem pastor de Belém, chegou ao acampamento com comida para os seus irmãos. Davi viu Golias e perguntou aos israelitas a respeito dele. Então, procurou Saul e convenceu o rei a deixar que lutasse com o gigante.

Saul37 disse a Davi: “Vá, e que o SENHOR esteja com você”.

Então38 Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura III e um capacete de bronze na cabeça.  Davi39 prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo.

E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Assim tirou tudo aquilo, e40 em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão IV, aproximou-se do filisteu.

Enquanto41 isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou42 para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E43 disse a Davi: “Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau?” E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e44 disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!”

E45 Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje46 mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos47 que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o SENHOR concede vitória; pois a batalha é do SENHOR, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”.

Quando48 o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo. Retirando49 uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão.

Assim50 Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.

Davi51 correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela.

Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram. Então52 os homens de Israel e de Judá deram o grito de guerra e perseguiram os filisteus.

 

v     Para entender a história

Saul não é mais digno da realeza. O medo que teve de Golias mostra falta de fé e de liderança. Os israelitas encontram um novo líder em Davi, que aceita o desafio em nome de Deus. A coragem de Davi pode não significar nada diante de um gigante bem armado e protegido com uma armadura, mas ele confia totalmente em Deus. Sua vitória é uma clara demonstração para os israelitas de que Deus recompensa aqueles que mantêm a fé nele.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Vale de Elá – O nome Elá significa “terebinto”, uma árvore alta e esparramada, muito comum nas colinas secas e quentes da Palestina. A terebintina é feita de sua seiva. Provavelmente havia árvores de terebinto acima desse vale, que ia de leste para oeste, entre Judá e a Filisteia. Os filisteus costumavam marchar através do vale para atacar os israelitas.

                                   II.      “Um guerreiro chamado Golias – Na antiguidade as guerras, às vezes, eram decididas por um combate individual. Cada lado escolhia um campeão para representá-lo. Essa prática evitava grande perda de soldados. O resultado da luta era aceito como sendo a vontade dos deuses.

                                III.     Uma armadura – Essa é a primeira vez que a Bíblia menciona o uso de armaduras pelos israelitas. As mais antigas evidências do uso de armaduras são encontradas em entalhes de murais egípcios de cerca de 3000 a.C. A realeza costumava usar o bronze. Armaduras eram feitas unindo-se as chapas de metal com laços. Armas e armaduras de ferro eram superiores às de bronze e, aos poucos, as substituíram. Os filisteus era hábeis ferreiros.

                                IV.     “Sua atiradeira na mão” – Pastores carregavam atiradeiras (também chamadas de fundas) para proteger os seus rebanhos dos animais selvagens. A atiradeira também era uma arma de guerra comum no antigo Oriente Médio, e muitos exércitos tinham pelotões de arremessadores de atiradeiras. A atiradeira era composta de uma bolsinha larga com um cordão amarrado de cada lado. O arremessador colocava uma pedra dentro da bolsa, segurava as duas cordas com uma das mãos, girava a atiradeira no ar e soltava uma das cordas, para disparar o petardo.

 

                Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário