Pesquisar neste blog

domingo, 14 de agosto de 2022

102 – A Promessa de um Filho (Gênesis 15 –16)

 

Depois1(versículo de Gênesis 15) dessas coisas o SENHOR falou a Abrão numa visão I: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”

Mas2 Abrão perguntou: “Ó Soberano SENHOR, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” E3 acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! II

Então4 o SENHOR deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Levando-o5 para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Abrão6 creu no SENHOR III, e isso lhe foi creditado como justiça.

Então13 o SENHOR lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos. Mas14 eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens. Você15, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice”.

Ora,1(versículo de Gênesis 16) Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse2 a Abrão: “Já que o SENHOR me impediu de ter filhos IV, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela V”. Abrão atendeu à proposta de Sarai. Quando3 isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão. Ele4 possuiu Hagar, e ela engravidou.

Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora. Então5 Sarai disse a Abrão: “Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços, e agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o SENHOR seja o juiz entre mim e você”.

Respondeu6 Abrão a Sarai: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.

O7 Anjo do SENHOR encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur VI, e8 perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai?”

Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”.

Disse-lhe9 então o Anjo do SENHOR: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”.

Disse10 mais o Anjo: “Multiplicarei tanto os seus descendentes VII que ninguém os poderá contar”.

Disse-lhe11 ainda o Anjo do SENHOR: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o SENHOR a ouviu em seu sofrimento. Ele12 será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos”.

Este13 foi o nome que ela deu ao SENHOR que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê?” Por14 isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi (*).

Hagar15 teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael VIII. Abrão16 estava com oitenta e seis anos de idade quando Hagar lhe deu Ismael.

 

v     Para entender a história

Ao contrário de Abrão, que esperava pacientemente que Deus cumpra a sua promessa, a dúvida de Sarai leva à impaciência. Abrão contenta-se em confiar em Deus, mas Sarai decide cuidar pessoalmente do assunto. A desintegração e a discórdia indicam que o plano de Sarai não é do desejo de Deus e que Ismael não é o filho prometido a Abrão.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Numa visão – Uma visão é uma revelação sobrenatural. É diferente de um sonho, pois a pessoa está acordada.

                                   II.     Um servo da minha casa será o meu herdeiro – Nas antigas culturas do Oriente Médio, um homem rico e sem filhos podia adotar como herdeiro um dos criados do sexo masculino. Tal prática é registrada em textos escritos em tabletes de argila datados de 2500 a 1500 a.C., descobertas em Nuzi, no rio Tigre, perto de Kirkuk, no atual Iraque.

                                III.     “Abrão creu no SENHOR – Esta é a primeira referência explícita de fé, na Bíblia. Abrão confia em Deus para o cumprimento da promessa.

                                IV.     “Me impediu de ter filhos” – Sarai não compartilha a fé de Abrão. Culpa a Deus pela sua infertilidade.

                                   V.     “Formar família por meio dela” – A proposta de Sarai era um antigo costume, confirmado pelos textos de Nuzi e pelo Código de Hamurabi. A esposa principal tinha autoridade sobre filhos nascidos de uma escrava-esposa.

                                VI.     “Caminho de Sur” – A localização exata de Sur é desconhecida. O nome significa “muro” e se refere às fortificações na fronteira oriental do Egito. Hagar está fugindo para o Egito, o país onde nasceu.

                             VII.     “Multiplicarei tanto os seus descendentes” – Ismael, o filho de Hagar, teve doze filhos. Eles se tornaram chefes tribais de um povo nômade conhecido como ismaelitas.

                          VIII.     “Lhe deu o nome de Ismael” – Ismael significa “Deus ouve”. Abrão acolhe as palavras que o Anjo disse a Hagar: “O SENHOR a ouviu em seu sofrimento”.

 

- (*) Beer-Laai-Roi: Isto é, “o poço daquele que vive e me vê”.

- Os Tabletes de Nuzi: Cerca de 20 mil tabletes foram encontrados em Nuzi, uma antiga cidade da Mesopotâmia. Eles revelam uma cultura sofisticada e têm registros detalhados de contratos públicos e privados, tais como acordos de compra e aluguel.

- O Código de Hamurabi: Contava-se que o rei Hamurabi da Babilônia (1792 – 1750 a.C.) recebeu o seu código dos deuses da justiça babilônios. O código é um complexo sistema de leis. Ele é baseado no princípio que o forte não deve ferir o fraco.

- Descendentes de Ismael: Os árabes muçulmanos afirmam ser descendentes de Abrão através de Ismael.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário