Pesquisar neste blog

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Destruindo os Fundamentos


          Salmo 11:3
          Quando os fundamentos estão sendo destruídos, o que pode fazer o justo?

          O salmista aqui fez uma boa pergunta. Quero pegá-la emprestada e aplicá-la a nós, em nossos dias, ao meio em que vivemos, ao lado Ocidental do nosso planetinha azul e, especialmente, aplicá-la à nossa sociedade judaico-cristã, cuja cultura domina os nossos dias, e já há muitos séculos. Sim, pois fomos fundamentados em cima dessa cultura religiosa, cujos valores alicerçaram nossas instituições. Quando falo de religiosidade judaico-cristã, falo da cristandade ocidental que formou-se com base na Bíblia, cuja parte judaica é o Antigo Testamento e cuja parte cristã é o Novo. Por isso dizer-se judaico-cristã.
          Mas escrevi, linhas acima, que queria pegar emprestada a pergunta do salmista e aplicá-la dentro do contexto que descrevi. A nossa sociedade erigiu-se em cima da cultura das igrejas cristãs, desde as tradicionais que sobrevivem a pau e corda, até as novidades que se abrem aos borbotões em esquinas de nossas grandes cidades onde existem aglomerados de pessoas carentes de tudo, desde o psicológico-espiritual até o material.
          Mesmo dentro das igrejas tradicionais, perde-se muito – em alguns casos, muito mesmo! – do cerne do Evangelho de Jesus Cristo. Muitas dessas igrejas tradicionais aplicaram a si e a seu modus operandi tradições humanas. Sob alegação de serem inspirações do Espírito Santo infundidas nos homens que as dirigem, por isso mesmo supostamente ungidos e designados para tal direção, essas igrejas criaram várias invencionices que destoam do que está nos Quatro Evangelhos – onde a vida de Jesus é descrita e narrada –, bem como nos primórdios da Igreja de Cristo – especialmente narrados no livro dos Atos dos Apóstolos –, como também destoam da “doutrina dos Apóstolos”, que é encontrada nas epístolas que estes escreveram e que se encontram no restante do Novo Testamento.
          Em tempo – parte um: a “doutrina dos Apóstolos” é o que encontramos na Bíblia, como parte do que deixaram escritos os “apóstolos de Jesus” – os originais e únicos – e não o que inventam supostos “apóstolos” dos dias atuais, usurpando um ministério que, em sua essência, existiu apenas na formação da Igreja, sendo a sua doutrina lançada nos escritos epistolares. Esclarecendo sob a luz do Evangelho, o ministério de apóstolo de Jesus foi aquele daquele tempo, pois designava aqueles que Ele pessoalmente enviou como mensageiros Seus. O que temos hoje e existirá até o arrebatamento da Igreja, são os dons apostólicos, manifestados em todo aquele que serve como “mensageiro” de Jesus, sempre que este divulga a mensagem da Palavra – que é Cristo. Claro isso, podemos prosseguir.
          Em tempo – parte dois: a Igreja de Cristo é formada por todos aqueles que têm em Jesus o seu Senhor e Salvador, e que orientam as suas vidas de acordo com os Seus ensinamentos. Essas pessoas estão espalhadas em várias denominações eclesiásticas – e mesmo fora delas, quando se reúnem em nome do Senhor. Somente Deus as conhece de verdade, pois somente o Senhor conhece quem lhe pertence (II Timóteo 2:19). Claro isso também, podemos prosseguir de novo.
          Bem, se dentro das igrejas tradicionais se criaram invencionices humanas, podemos imaginar o que se criou dentro dessas igrejas que brotam em cada esquina, verdadeiros antros de espertalhões que lucram sobre a ingenuidade dos incautos e desesperados, e sobre a ganância daqueles que acham que podem buscar Deus para ficarem ricos. Ricos ficam os “donos” dessas igrejas e alguns do seu séquito que são usados como testemunhos para enganarem muitos outros. Podemos ficar certos que poucos enriquecem e muitos – muitíssimos! – se desiludem. Essas igrejas podem ser denominadas, sem medo, de “pequenas igrejas, grandes negócios” – parafraseando aquele programa da Globo que trata de “pequenas empresas, grandes negócios”.
          Dentro dessas organizações – que são um crime organizado supostamente evangélico – pega-se a Bíblia, isola-se umas passagem do seu contexto, e cria-se uma verdadeira panaceia. Muitas agências de publicidade ficariam com inveja da criatividade burlesca que há dentro desses lugares. Não preciso nem descrever essas coisas – basta que liguem a TV e vejam o circo armado e o dono do picadeiro gralhando absurdos. A diferença é que nesse circo os palhaços ficam na platéia – e pagam caro por isso, financeira, psicológica e espiritualmente!
          Quero parar por aqui, que só de escrever isso sinto o amargo que vai do meu coração à minha mente, descendo aos dedos que teclam essas amarguras. Mas é preciso dizer isso claramente, e quero destacá-lo no próximo parágrafo.
          O estelionato do crime organizado religioso-cristão-evangélico – que de Evangelho e de Cristo não tem nada! – está infestado em nossa sociedade. E mata não só aqueles que dentro dele estão encalacrados, como mata também a possibilidade de crer em muitos que não recebem a verdadeira mensagem de Cristo pois acham que tudo é “farinha do mesmo saco”! Isso é crime!
          Agora, depois de vários parágrafos, volto à pergunta do Salmo: Quando os fundamentos estão sendo destruídos, o que pode fazer o justo?
          Respondo com base naquilo que o profeta Oseias disse: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Oseias 4:6). E sigo com aquilo que o próprio Jesus disse em Seu tempo de terráqueo, quando andou fisicamente entre nós em idos tempos: “Vocês erram porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mateus 22:29).
          Aí está a resposta!
          A pergunta: Quando os fundamentos estão sendo destruídos, o que pode fazer o justo?
          A resposta: Busquemos no Senhor, em Sua Palavra, conhecimento e sabedoria. O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria. Use tudo o que você possui para adquirir entendimento (Provérbios 4:7). Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o SENHOR e achará o conhecimento de Deus (Provérbios 2:1-5).
          Dentro da cristandade estão destruindo muito dos fundamentos do Evangelho. Busquemos em Cristo as respostas, para não sermos iludidos – nem roubados.
          Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor” (II Timóteo 2:19).
          A resposta é sempre a mesma: Jesus Cristo.
          Ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo (I Coríntios 3:11).

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário