Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Pescar Sem Medo


          Lucas 5:10
          Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.

          Este é o mesmo Simão a quem o Senhor chamou posteriormente de Pedro, dizendo que sobre o reconhecimento dele – o reconhecimento é a “pedra” de Pedro – e de qualquer um que tenha também esse reconhecimento – Ele construiria a Sua Igreja. Assim, a Igreja não está construída em cima de um homem – nem a um homem foi dada a liderança dela – mas está construída em cima de um reconhecimento, reconhecimento este manifestado primeiramente por Pedro quando disse: “Tu és o Filho do Deus vivo”. Quando Pedro reconheceu isso, ouviu de Jesus que isso “não lhe fora dado a conhecer por carne ou sangue – significando algo de origem humana e física – mas que fora uma revelação do Pai”. Este reconhecimento é a base da Igreja, cujo fundamento e pedra angular é Jesus mesmo.
          A este Simão Jesus constituiu “pescador de homens”, dizendo que pela sua pregação das Boas Novas do Reino de Deus, o assim chamado Evangelho, ele iria pescar homens para “o caminho, a verdade e a vida” – que é como Jesus também Se define.
          “De agora em diante”, Ele disse, mostrando com isso que, a partir do envio de Jesus – e não de um curso teológico ou do envio de pessoas supostamente “autorizadas” – Simão Pedro se tornaria apto a ensinar o que estava aprendendo.
          Da mesma forma acontece conosco: com nossas palavras, atitudes e modo de vida, também estamos aptos a ensinar enquanto aprendemos. Quanto mais pregamos e compartilhamos sobre a Palavra, mais nos é dado a conhecer e mais nos é revelado.
          Não precisamos nos preocupar com o que dizer, pois, no momento oportuno, o Espírito Santo que está em cada um que se decide por Cristo, dará o que há de ser dito e como ser dito. Claro: toda palavra que dizemos neste sentido deve estar corroborada pela Palavra, caso contrário será invencionice nossa e não Palavra do Senhor. Mas a experiência nos mostrará isso, se é que nos permitimos ter experiências nesse sentido, se é que aproveitamos as oportunidades que aparecem para falar da Palavra de Deus...
          Para Simão Pedro Jesus dava uma palavra muito significativa: “Não tenha medo”.
          A nós, a cada dia, Ele dá a mesma palavra: “Não tenhamos medo”.
          Quando andamos firmes na Sua Palavra, em Seu caminho, calçados com a fé, a esperança e o amor, não temos que ter medo. O apóstolo João, numa de suas cartas, diz que “o perfeito amor lança fora o medo”.
          Podemos estar com medo circunstancialmente, o que é normal, mas não podemos estar com medo permanentemente; isso é anormal.
          Não devemos ter medo – e nem vergonha – de compartilharmos a nossa fé, a Palavra do Senhor, e tudo o que está ligado a isso.
          Quando andamos na confiança e no desassombro e sabedores que Deus tudo fará por nós – pois de nós mesmos não podemos fazer coisa alguma, como nos ensina o Senhor – então pregar e compartilhar se tornará uma atitude natural, quase que impossível de segurar.
          Minha oração é que eu possa andar sem medo, lançando a rede da Palavra sobre cada coração com o qual me encontrar na vida, para, quem sabe, também pescá-lo para o Evangelho do Senhor.

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário