Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Instruções a um Servo

          Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo (a), deseja uma nobre função.
          É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher (b), moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem a sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.
          Os diáconos (c) igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. Devem apegar-se ao ministério da fé com a consciência limpa. Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos. As mulheres (d) igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo. O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa.
          Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.
          O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios (e). Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade.
          Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.
          Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade (f). O exercício físico (g) é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.
          Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação. Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.
          Ordene e ensine estas coisas.
          Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
          Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.
          Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros (h).
          Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.
          Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.
          Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.
          Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.
          De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com o que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
          Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
          Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
          Combata o bom combate da fé.
          Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
          Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo: guarde este mandamento imaculado e irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. 
 
          (Texto de I Timóteo 3:1-14; 4:1-16; 5:1-2 e 6:3-15)
 
a)     A palavra “bispo” deriva do grego “epíscopo”. É uma palavra que descreve a pessoa que exerce função pastoral na Igreja. Assim como Paulo também dá instruções a respeito dos diáconos, podemos subentender daí que ele instrui a todos os que, tanto naquele tempo quanto no nosso, desejam servir a Deus.
b)    Nesta carta a Timóteo, devemos nos lembrar que Paulo dá instruções a culturas não judaicas também. Entre muitas delas, era comum um homem ter mais de uma esposa. Para os cristãos, Paulo recomenda que isso não se pratique.
c)     Os diáconos serviam – e servem ainda hoje em muitas Igrejas – como auxiliares diretos dos servos com funções pastorais; são os que cuidam do “bom andamento” das celebrações na Igreja.
d)    Algumas versões trazem a palavra “diaconisa” neste lugar. Pode significar tanto as esposas dos diáconos, como também as mulheres de um modo geral que exercem alguma função na Igreja.
e)     Por “espíritos enganadores” e “doutrinas de demônios” muitos entendem apenas de forma literal, como se fosse uma “manifestação” de entidades sobrenaturais. Mas isso, em nossos dias, também pode ser entendido por filosofias tão-somente humanas ou ensinamentos que diminuem a Deus e tudo o que Ele representa e somente elevem o homem, sem Deus.
f)      Piedade, além de significar também compaixão, é o respeito pelas coisas sagradas.
g)     Aqui Paulo não fala que não pratiquemos atividades físicas, esportes ou cuidemos do corpo, como poderia parecer num primeiro momento. É que naquele tempo, nalgumas práticas religiosas, especialmente entre os povos pagãos, era comum adotarem-se rituais físicos, como danças, flagelações corporais, marcar o corpo, enfim, atividades mais relacionadas ao corpo do que com a alma, com a parte espiritual. É para isso que Paulo chama a atenção, falando que essas coisas têm pouco proveito; proveitoso, sim, é atentar para as coisas relacionadas ao espírito.
h)     Presbítero é todo aquele que exerce função sacerdotal.
 
          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
                Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário