Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Instruções Para um Viver em Cristo

 
         
          Portanto, já que vocês “ressuscitaram” com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês “morreram”, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
          Assim, façam “morrer” tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus (a) sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
          Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do “velho homem” com suas práticas e se “revestiram do novo”, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
          Nessa “nova vida” já não há diferença entre grego e judeu, circunciso (b) e incircunciso, bárbaro (c) ou cita (d), escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
          Portanto, como “povo escolhido” de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão (e) e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como e Senhor lhes perdoou.
          Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
          Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo.
          E sejam agradecidos.
          Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem-se e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
          Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

          (Texto de Colossenses 3:1-17)

a)     A expressão “ira de Deus”, recorrente em muitas passagens na Bíblia, não quer dizer que Deus fica zangado conosco e nos castiga, como pode parecer à primeira vista. A “ira de Deus” é simplesmente a manifestação da lei da causa e efeito, sempre que não buscamos n’Ele a comunhão, sempre que não buscamos a unidade com Ele. O contrário da “ira de Deus” é a “bênção de Deus”, que também é uma manifestação da lei da causa e efeito, só que desta vez sempre quando buscamos, em todos os nossos atos e atitudes, expressar a comunhão com Ele, o sermos um só com Ele, nos relacionarmos com nossos semelhantes no amor que Cristo nos ensina.

b)    Circuncisão é um ato praticado no judaísmo, que consiste em cortar o prepúcio do pênis do menino, ao oitavo dia de vida. Pode ser praticado também num adulto, quando este decide se converter ao judaísmo. É um ato praticado também no islamismo.

c)     Era considerado “bárbaro” todo aquele que não possuía cultura grega.

d)    Eram chamados “citas” os habitantes da região ao norte do mar Negro, que não fazia parte, naquela época, do Império Romano.

e)     “Mansidão” não é ficarmos “mansinhos e bobinhos” diante de qualquer situação. Biblicamente, mansidão é também entendido por “serenidade”.  

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário