Pesquisar neste blog

sábado, 1 de junho de 2013

Precisar na Oração

I Reis 8:59
          “Que as palavras da minha súplica ao SENHOR, o nosso Deus, tenham acesso ao SENHOR, dia e noite, para que ele defenda a causa do seu servo e a causa de Israel, o seu povo, de acordo com o que precisarem”.

          Este ponto bíblico está contido na oração que o rei Salomão proferia enquanto consagrava o Templo que mandara construir, entregando-o ao povo.
          Dentre as muitas coisas que Salomão colocava em sua oração de consagração e dentre tantas coisas que pedia, já quando encerrava a oração ele proferia essas palavras, suplicando a Deus para que Ele ouvisse as orações dele próprio e do povo de Israel, a hora que fosse, de dia ou de noite. Ele pedia que Deus defendesse as causas que lhe fossem apresentadas em oração.
          Chamou-me muito a atenção a parte final desse versículo: “para que ele defenda a causa do seu servo e a causa de Israel, o seu povo, de acordo com o que precisarem”. Justamente sobre a parte em negrito que eu quero falar e, dentro dela, especificamente da palavra “precisar”.
          Em primeiro lugar, “precisar”, dentro do contexto citado, significa “aquilo do qual se tenha precisão, necessidade, aquilo de que se carece”. Ok, essa é uma definição de “precisar”.
          Antes de passar à segunda definição – aquela que chega ao ponto em que quero chegar –, quero lembrar que Jesus disse que o Pai sabe de tudo o que precisamos antes mesmo de pedi-lo (Mateus 6:8). E isso é bom, é bom que Ele saiba, pois nos deixa seguros de alguma forma. Mas, mesmo que Ele saiba antecipadamente, Jesus também nos ensinou que, ainda assim, peçamos (Mateus 7:7). Isso nos deixa claro que, sim, Deus sabe, mas isso não nos dispensa de pedirmos o que precisamos. Precisamos pedir o que precisamos. Parece um joguinho de palavras o que vou citar a seguir, mas não é: Precisamos precisar o que precisamos! Juro que não é um joguinho de palavras. Explico a seguir.  
          Chegamos agora à segunda definição de “precisar”. Precisar também significa “especificar, particularizar, explicar”. Enfim, “precisar” é também sermos precisos com relação a algo.
          E agora quero voltar à oração de Salomão. Se prestarmos atenção, Salomão tanto pedia para que Deus atendesse o povo naquilo que “precisasse”, ou seja, “que necessitasse, tivesse carência e precisão”, quanto naquilo que o povo “precisasse”, ou seja, “que especificasse, particularizasse, explicasse”. Interessante, não? Ok, eu sei que no hebraico original provavelmente não se possa fazer esse desdobre na Palavra, viajar nela desta forma; talvez nem em outras línguas modernas seja possível fazer isso. Mas o que importa? Falamos português! E, na língua portuguesa, podemos expandir o conceito da palavra “precisar”. Graças a Deus por isso!
          Agora que desdobramos e ampliamos o significado da palavra “precisar”, quero fazer um convite à reflexão. Reflitamos novamente sobre essa definição: Precisamos precisar o que precisamos!
          E para que necessitamos disso, uma vez que Deus não necessitaria da nossa especificidade nas orações?
          Em primeiro lugar, para nós mesmos. Quando somos específicos em nossas orações, relembramos de cada coisa, refletimos sobre elas, argumentamos conosco mesmo sobre elas, as compartilhamos com Deus, fazemos um exercício de memória e de sensações, de mente e de coração. Quando detalhamos cada coisa que colocamos na oração – seja louvor, agradecimento, petições e intercessões –, exercitamos a nossa alma a orar. E o Senhor nos ensina a orar sem cessar (I Tessalonicenses 5:17). Indubitavelmente, isso é bom!
          Em segundo lugar, para compartilharmos com Deus. Quando oramos metodicamente, Deus percebe em nós que, além de pedirmos por nossas coisas, também dialogamos com Ele, investimos tempo em nossa relação com Ele. E Ele se contenta com isso. Jesus, em seu tempo de terráqueo, orava muito, conversava muito com Seu Pai. E o Pai adora um bom bate-papo!  Ele adora conversar conosco!
          Assim, meus brothers e minhas sisters, pensemos nisso.  
          Converse com Deus. Precise a Ele todas as coisas nessas conversas. Precise a Ele o quanto você O ama, o quanto O louva – isso se chama louvor! Precise a Ele o quanto você é agradecido – isso se chama agradecimento! Precise a Ele tudo o que você pede para você mesmo – isso se chama petição! Precise a Ele tudo o que você pede pelos seus semelhantes – isso se chama intercessão! E, para encerrar, precise a Ele de novo seu louvor e seu agradecimento!
          Passado pouco tempo, comece tudo de novo. Lembre-se: Ele adora conversar conosco!

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário