Pesquisar neste blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Pão Nosso de Cada Dia

Mateus 6:11
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

Jesus ensinou seus discípulos a orar, porque eles pediram que o Senhor lhes ensinasse, uma vez que viam que Jesus orava – com freqüência e muito – e queriam aprender a fazer o mesmo. Então, o Mestre lhes deu um modelo de oração, que ficou conhecido como a “oração do Pai Nosso” (Mateus 6:9-13). Uma parte dessa oração é o versículo acima. Um problema com a oração do Pai Nosso, muitas vezes rezada de forma automática, é justamente o automatismo que empregamos a ela. As pessoas acostumaram-se a ela e, por a saberem decor, não mais prestam atenção em suas palavras, a repetem como uma ladainha. Isso é muito comum. Por isso, é importante que, quando a orarem, as pessoas possam sentir cada palavra, cada frase. Deve ser uma oração consciente, não inconsciente e automática.
Falando no versículo acima, as pessoas presumem que se trata da parte em que pedimos a Deus que nos ajude no sustento material, no alimento e nas coisas que necessitamos para a vida cotidiana. E está certo esse pensamento, mas há mais. Quando pedimos pelo pão nosso de cada dia, não pedimos apenas pelo pão material, mas também pelo pão espiritual.
Jesus disse que Ele é o pão da vida: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome” (João 6:35). Ele também sentenciou algo muito importante, um ensinamento antigo que Ele conhecia muito bem, retirado de Deuteronômio 8:3, ensinamento este que Ele mesmo repetiu, num momento de provação: “Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). E é neste ponto que eu queria chegar, é este ponto que eu queria linkar com a frase que repetimos na oração do Pai Nosso.
Quando Jesus nos ensina a orar ao Pai para que Ele nos dê o pão de cada dia – nos ajude a buscar o pão material, para o sustento do nosso corpo –, Ele nos ensina também a orar ao Pai para que Ele nos dê o pão espiritual de cada dia – o pão espiritual, para o sustento da nossa alma. O pão espiritual, que é Jesus e Sua Palavra, precisa ser ingerido diariamente, tal qual o alimento natural que ingerimos fazendo várias refeições ao dia. Ao sentarmo-nos à mesa, alimentamos o corpo; ao sentarmo-nos diante da Bíblia, alimentamos a alma.
E por que pedimos que este pão – tanto o material quanto o espiritual – seja nos dado a cada dia? Simples: porque a cada dia temos que nos alimentar. E mais: pedimos que o pão de cada dia nos seja dado hoje. Por que este hoje? Porque sempre comemos hoje para hoje. Ontem, quando comemos, o dia de ontem era hoje. Amanhã, quando comermos, o dia de amanhã será hoje para nós. Ou seja: sempre comemos no tempo presente, e o alimento serve para o momento presente. Não podemos comer por ontem, nem podemos comer por amanhã. O que comemos ontem, o organismo já processou e se serviu ontem. O que comermos amanhã, amanhã será processado e para amanhã servirá. Com a Palavra é a mesma coisa. O pão de cada dia, que é a Palavra de cada dia, serve para o nosso hoje. Amanhã, terei que voltar a me alimentar da Palavra. É por isso que necessito orar a cada dia, e é por isso que necessito ingerir a Palavra do Senhor a cada dia.
A Palavra que serviu para meu alimento ontem, foi para ontem. Para hoje, necessito de nova Palavra. Claro que usufruímos dos benefícios de uma alimentação saudável ingerida no passado, mas para que estes benefícios sejam permanentes, necessitamos ingeri-la continuamente. Com a Palavra não é diferente.
Assim, que a cada dia possa ser uma verdade para nós o que pedimos no Pai Nosso: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.
A propósito, pensei numa coisa agora: você já parou para pensar quanto tempo gasta a cada dia comendo? Meia hora? Quarenta minutos? Pois é. E se investíssemos o mesmo tempo, a cada dia, alimentando-nos espiritualmente, lendo a Palavra de Deus? Que tal? Já seria um bom começo, você não acha?

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert
UM LIVRE DISCÍPULO DE CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário