Pesquisar neste blog

domingo, 14 de maio de 2023

121 – Maná do Céu (Êxodo 16 – 17)


Toda1(versículo de Êxodo 16) a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim I, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito. No2 deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes3 os israelitas: “Quem dera a mão do SENHOR nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!”

Disse4, porém, o SENHOR a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções”.

No13 final da tarde, apareceram codornizes II que cobriram o lugar onde estavam acampados; ao amanhecer havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. Depois14 que o orvalho secou, flocos finos semelhantes a geada estavam sobre a superfície do deserto. Quando15 os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava.

Disse-lhes Moisés: “Este é o pão que o SENHOR lhes deu para comer. Assim16 ordenou o SENHOR: ‘Cada chefe de família recolha o quanto precisar: um jarro para cada pessoa da sua tenda’. Durante26 seis dias vocês podem recolhê-lo, mas, no sétimo dia, o sábado III, nada acharão”.

Apesar27 disso, alguns deles saíram no sétimo dia para recolhê-lo, mas não encontraram nada.

O31 povo de Israel chamou maná àquele pão IV. Era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel.

Os35 israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã.

Toda1(versículo de Êxodo 17) a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do SENHOR. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber.

Os israelitas reclamaram amargamente com Moisés, dizendo que morreriam de sede no deserto. Moisés pediu a ajuda de Deus.

Respondeu-lhe5 o SENHOR: “Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante. Eu6 estarei à sua espera no alto da rocha que está em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber”. Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel. E7 chamou aquele lugar Massá e Meribá V, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o SENHOR à prova, dizendo: “O SENHOR está entre nós, ou não?”

Sucedeu8 que os amalequitas VI vieram atacar os israelitas em Refidim. Então9 Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”.

Enquanto11 Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando12 as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E13 Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada.

Após esses acontecimentos, Moisés escolheu vários sábios para agirem como juízes perante o povo. Os israelitas viajaram até o deserto no Sinai e acamparam diante da montanha de Deus.

 

v     Para entender a história

Diante da fome e da sede, os israelitas começaram a perder a fé em Deus. Entretanto, Deus mostra preocupação com o seu povo ao, miraculosamente, lhes fornecer comida e água, e levá-los à vitória em uma batalha. Apesar das ações de Deus, os israelitas continuam a duvidar dele.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Deserto de Sim – O deserto de Sim era um território da Península do Sinai. Nos tempos bíblicos, a península se dividia em cinco regiões: os desertos de Sim, Sur, Sinai, Parã e Zim. Embora áridos e inóspitos, esses desertos têm sido habitados há milhares de anos pelos beduínos. A Península do Sinai fica entre Egito e Israel e é limitada, ao norte, pelo Mar Mediterrâneo e, ao sul, pelo Mar Vermelho.

                                   II.     “Apareceram codornizes” – Codornizes atravessam a Península do Sinai, em migrações entre a Europa e a África. Essas pequenas aves conseguem voar rapidamente, durante um curto período de tempo. Ao viajarem longas distâncias, esticam as asas e contam com a ajuda do vento. É possível que o vento tenha parado, a as codornizes, exaustas, pousaram.

                                III.     “No sétimo dia, o sábado” – Esta é a primeira vez que a Bíblia usa a palavra “sabbath” – sábado –, que significa “descanso” em hebraico. Deus não fornece comida no sétimo dia, que deve ser reservado para culto e descanso. O princípio do dia de “sabbath” é baseado na criação do mundo por Deus (Gênesis 2:3).

                                IV.     “Chamou maná àquele pão” – “Maná” é uma expressão hebraica que significa “o que é isso?”, pois os israelitas não sabiam dizer ao certo o que era aquilo que viam. Cientistas foram incapazes de identificar formalmente a fonte dessa substância alimentícia. Alguns sugerem que é o líquido adocicado produzido por insetos que vivem nas tamargueiras da Península do Sinai. Outros acreditam que é uma resina pegajosa secretada por um grande número de plantas do deserto, como a “hammada”, que cresce ao sul do Sinai, e produz uma substância doce e leitosa, que os atuais beduínos usam como adoçante.

                                   V.     “Massá e Meribá” – Moisés batizou o local de “Massá”, que quer dizer “teste”, e “Meribá”, que significa “empenho”. Essas palavras hebraicas servem para lembrar aos israelitas seu empenho para manter a fé em Deus.

                                VI.     “Os amalequitas” – Esse povo seminômade descendeu de Amaleque, neto de Esaú (Gênesis 36:12). Na época de Moisés, habitavam principalmente as Penínsulas Árabe e do Sinai e reivindicavam a propriedade desse território. Foram os primeiros a atacar os israelitas e permaneceram seus inimigos por todo o período do Antigo Testamento.

 

- Codorniz: A codorniz é uma ave pequena, com penas malhadas de marrom, e pertence à família do faisão.

- Josué: Josué era da tribo de Efraim. Foi o líder militar dos israelitas e também auxiliar de Moisés. Josué acompanhou Moisés quando ele falou com Deus fora do acampamento (Êxodo 33:11). O nome original de Josué era Oséias. Moisés o rebatizou de Josué (Números 13:16). O nome Jesus é uma variação do nome hebraico Josué.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário