Pesquisar neste blog

sábado, 2 de julho de 2022

99 – A Torre de Babel (Gênesis 9 –11)


Os18(versículo de Gênesis 9) filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. Cam é o pai de Canaã. Esses19 foram os três filhos de Noé; a partir deles toda a terra foi povoada.

Apesar da salvação oferecida por Deus, a humanidade mantém sua tendência ao pecado. Noé, logo depois do dilúvio, se embriaga e dorme despido. O seu filho Cam vê a sua nudez, o que era proibido pelos costumes da época, e isso o desonra.

Quando24 Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula lhe havia feito, disse25: “Maldito seja Canaã! I Escravo de escravos será para os seus irmãos”.

Noé amaldiçoa os descendentes de Cam, mas abençoa Sem e Jafé e os seus descendentes.

Depois28 do Dilúvio Noé viveu trezentos e cinqüenta anos. Viveu29 ao todo novecentos e cinqüenta anos II e morreu.

Ninrode, um dos descendentes de Cam, tornou-se muito poderoso.

Cuxe8(versículo de Gênesis 10) gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra III. Ele9 foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”. No10 início o seu reino IV abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear. Dessa11 terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá e12 Resém, que fica entre Nínive e Calá, a grande cidade.

No1(versículo de Gênesis 11) mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.

Saindo2 os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.

Disseram3 uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. Depois4 disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre V que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.

O5 SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E6 disse o SENHOR: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham7, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.

De repente, os habitantes da cidade descobriram que um não conseguia entender uma só palavra do que o outro dissesse.

Assim8 o SENHOR os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por9 isso foi chamada Babel VI, porque ali o SENHOR confundiu a língua de todo o mundo. Dali o SENHOR os espalhou por toda a terra.

 

v     Para entender a história

A mensagem desta história é que “o orgulho antecede a queda”. Os habitantes de Babel querem ser como Deus. Constroem uma torre para sua própria glória, e a vaidade os leva à decadência. O que mais temiam, finalmente, acontece: confusão e dispersão.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Maldito seja Canaã – A maldição de Noé surge da frustração. Os cananeus (descendentes de Cam, filho de Noé) serão conhecidos pela decadência moral. Seus inimigos, os israelitas (descendentes de Sem) virão a dominá-los. Por contraste, os semitas serão abençoados.

                                   II.     Viveu ao todo novecentos e cinqüenta anos – Noé é a última das dez pessoas mencionadas no Antigo Testamento a atingirem uma idade espantosa. Matusalém morreu com a idade de 969 anos, e o seu nome virou sinônimo de longevidade.

                                III.     “Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra” – O descendente de Cam era um governante ideal. Era caçador, guerreiro e construtor. Em hebraico, Ninrode significa “nos rebelaremos”. Em vez de seguir o caminho de Deus, Ninrode quis ir além, por causa de suas ambições.

                                IV.     “O seu reino” – O reino de Ninrode se estendia por uma enorme área. A torre de Babel foi construída na planície de Sinear, provavelmente na Babilônia e a tradição judaica reputa Ninrode como o arquiteto.

                                   V.     “Vamos construir uma cidade, com uma torre” – A torre de Babel, provavelmente, foi um tipo de templo babilônio conhecido como “zigurate”. Essas torres com muitos andares às vezes alcançavam 100 metros de altura. Eram quadradas na base e tinham uma longa escadaria que levava a um santuário no topo. Alguns zigurates tinham nomes como “A Casa do Elo Entre o Céu e a Terra”.

                                VI.     “Foi chamada Babel” – Para os babilônios, “Babel” significava “Portão do Céu”, mas, em hebraico, tinha o som parecido com o da palavra “confusão”. Os orgulhosos construtores não mais conseguiram se comunicar entre eles.

 

- Construindo com tijolos: Em Israel, pedra e argamassa eram os materiais comuns das construções, mas não eram disponíveis na antiga Mesopotâmia. Os construtores da torre usaram tijolos de barro, que, hoje em dia, ainda são fabricados no Oriente Médio.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Um comentário: