Pesquisar neste blog

sábado, 13 de junho de 2015

A Alegria da Compreensão


          Neemias 8:12
          Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.

          Nos tempos de Neemias, houve a reconstrução dos muros de Jerusalém, o repovoamento da cidade com a volta de muitos dos que estavam no exílio e uma grande campanha para que Judá fosse reestruturada como nação, ainda que sob o domínio estrangeiro. Neemias, junto com Esdras, foram os protagonistas dessa empreitada. Coube a Neemias a coordenação administrativa do feito e coube a Esdras, como escriba que era, fundamentar no coração do povo a Lei de Moisés, também chamada de Lei de Deus, que há muito estava esquecida ou negligenciada. Convém ler esses dois livros – Esdras e Neemias – contidos no Antigo Testamento.
          Bem, a passagem acima foi retirada justamente no momento em que o povo, por ocasião festiva, estava reunido. Neste momento, Esdras leu o Livro da Lei ao povo. Muitos outros sacerdotes e pessoas com conhecimento do mesmo, também explicaram ao povo a Lei, com palavras mais simples e acessíveis, e este – o povo – começou a entender o significado de tudo aquilo.
          Podemos ver que, depois disso, começaram a celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas. Diz aí que comeram e beberam, ou seja, o festerê rolou solto. Mas me chama a atenção outro detalhe descrito na Palavra: diz que eles começaram a repartir com os que nada tinham preparado. Isso tem um significado amplo: a solidariedade. Repartir com quem nada tem é um ato de amor. Foi verdadeiramente uma confraternização. A palavra confraternização, ou confraternizar, remete a algo de confraterno, ou seja, com os fraternos, e fraterno vem da raiz latina que significa irmão. Assim, essa celebração, feita com tanta alegria, se deu entre irmãos.
          Mas voltemos ao motivo de tudo isso: compreendiam as palavras que lhes foram explicadas. As palavras da Lei. Hoje em dia, mediante o advento de Cristo, as palavras da Lei não perderam seu valor, pois Cristo mesmo disse que não veio revogar a Lei, mas cumpri-la (Mateus 5:17). Mas, em Cristo, a Lei já está cumprida e, mediante a fé n’Ele, temos o Evangelho – as Boas Novas. Assim, o que para os antigos judeus era a Lei, para nós hoje é o Evangelho. Mas o sentido é o mesmo: trata-se da compreensão das palavras que nos são explicadas – ou ensinadas.
          Visto isso, podemos entender que necessitamos entender aquilo que o Senhor nos quer ensinar. Trata-se de um exercício de compreensão. Trata-se de buscar o entendimento. Trata-se de buscar a explicação e o ensino. Se permanecermos ignorantes quanto à mensagem do Senhor, estaremos perdendo uma riqueza incomparável. Assim como naquele tempo, quando em confraternização ouviram e receberam a explicação da Palavra, nós também o devemos fazer. Há uma lição importante para nós aí: a de nos reunirmos para ouvir a Palavra, estudar a Palavra e entender a Palavra. E onde e como podemos fazê-lo? Há uma dica, em Romanos 10:17, onde diz: a fé vem por se ouvir a mensagem (ou a Palavra), e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Onde, reunidos, irmanados e congregados, confraternizados, ouvimos a Palavra? Na igreja. Mas a coisa não se encerra na igreja – aqui falo do espaço físico onde nos congregamos, não falo da Igreja no sentido mais amplo, a qual se compõe de todos nós, que buscamos orientar nossas vidas no ensino de Cristo –, mas continua em nosso cotidiano. Assim, fora da igreja-espaço-físico, convém que sigamos nos ensinos, pela leitura da Bíblia, por conversarmos a respeito em casa, ou com os amigos, sempre que a oportunidade se apresentar.
          Em se exercitando essas coisas, também estaremos aptos a viver o Evangelho. Isso nos trará a alegria do crescimento, a alegria da irmandade em Cristo, e a alegria de também nós repartimos com os que nada têm, pois também nós agora compreendemos as palavras que nos foram explicadas.

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário