Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Fundamentalismos e Fanatismos


Em pleno século XXI vive-se um fenômeno estranho que não mais devia fazer parte de nosso cotidiano, afinal espera-se do novo século “construto sociais” sem lançarmos mão dos “fundamentalismos e fanatismos” que num passado próximo ceifaram tantas vidas e não legaram um mundo melhor e com sentido.
Infelizmente a tendência destes “ismos” é tornar-se ideologia. Ora, ideologia é sempre uma concepção de mundo e tem referência a questões políticas socioeconômicas. No entanto, percebe-se que os “ismos” se ampliam na mesma proporção também em questões religiosas. O problema que está na subjacência desse processo é que a ideologia cega todo o tecido humano, já que a mesma centraliza tudo num objetivo determinado, torna-se coletivo e faz a pessoa perder a própria identidade para lutar por algo que consideram importantes. “Fundamentalismo” vem do latim “fundus”=solo, fundação. São os que querem construir uma sociedade ou a fé sobre algo firme. Mas, tornam-se rígidos e intolerantes.
Politicamente é algo perigoso por conduzir a ditaduras civis ou militares. Religiosamente confundem Deus com dogmas, olham a letra e não o espírito. “Fanatismo” vem do latim “fanum”, os romanos designavam o “sagrado”. Fanático leva ao entusiasmo e arrebata em êxtase. Isso hoje é negativo.
A raiz do fundamentalismo e fanatismo provém da insegurança, medo, que no final é algo da própria alma. O fundamentalismo dá firmeza, mas se torna estreito e afasta os outros. Se observarmos no hoje da globalização os mesmos estão mais fortes do que nunca e precisam de cura para edificar uma sociedade saudável e equilibrada, assim como uma fé madura sem os “ismos”. Tal postura é agressiva, violenta, divide, não tem limites, cega e cria fantasias megalomaníacas tanto na política, quanto nas religiões. Os fanáticos e fundamentalistas têm o lado demagógico, pregam o ódio e incitam as pessoas a agir como fanáticos. Pense!
Pe. Ari Antônio da Silva – Doutor em Filosofia

Um comentário:

  1. Oi Pe. Ari sou filha do Vitorio e da Nina que estiveram aí hoje 29/03/2017. Eles me falaram que o senhor gostaria de conhecer mais sobre as constelacões familiares. Estou a disposicao 54 999019416.

    ResponderExcluir