Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Completando o Tempo Natural da Vida

          Êxodo 23:26
          “Farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês”.

          Qual é o tempo natural da vida de uma pessoa? Depende da época e do lugar em que se vive. Há hoje, no planeta, lugares em que a expectativa de vida está em pouco mais de 30 anos, como em alguns lugares da África onde a fome e a miséria grassam à solta. Há outros, como no Japão, por exemplo, onde se pode aspirar um século de vida, desde que seguindo-se alguns costumes salutares de seus habitantes mais tradicionais. Há diferenças de época também. Na Europa, onde hoje os 80 anos podem ser alcançados sem muito “trabalho”, na Idade Média a expectativa de vida beirava os 40 anos, pois as pestilências de antanho borboleteavam e tragavam as vidas humanas. Há diferenças entre os sexos também: via de regra, a mulher vive um pouco mais que o homem.
          Dia desses vi, numa revista de circulação semanal, que dentro de meio século as pessoas podem chegar a 150 anos, desde que tomando o cuidado de levar uma vida saudável.
          Mas tudo isso é bastante relativo, eu sei. Temos que nos fixar, assim, para responder a pergunta que inicia o texto, numa determinada época e num determinado lugar. Fixemo-nos, então, nos dias atuais e no Brasil. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta-nos uma expectativa de vida média por volta dos 75 anos. Quero ser generoso: vamos arbitrá-la em 80 anos. Que lhe parece? Chegar aos 80 anos pode ser uma meta razoável.
          Agora quero voltar ao ponto bíblico acima mencionado. Ele foi precedido por mais amplos ensinamentos, e os quero reproduzir, conforme Êxodo 23:25-26: Prestem culto ao SENHOR, o Deus de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês. Em sua terra nenhuma grávida perderá o filho, nem haverá mulher estéril. Farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês”. Deus mostra a seu povo uma condição substancial para que sejam abençoados, tanto em alimento e água, quanto em saúde, em fertilidade e longevidade: Prestem culto ao SENHOR”. Prestar culto, hoje em dia, é separar tempo para dedicar a Deus – ir à Igreja, por exemplo. É ter uma vida de oração, é buscar a Sua Palavra, a Sua orientação, é ter uma postura de vida, em atos e palavras, de acordo com a vontade e o ensinamento de Deus, enfim, é colocar Deus verdadeiramente no ponto central da vida. Isso é prestar culto ao Senhor! E certamente haverá quem acrescente mais alguma coisa àquilo que descrevi. Ok, tudo isso é prestar culto ao Senhor.
          Assim, vemos que prestar culto ao Senhor não é pouca coisa. Mas é possível e, uma vez que estamos habituados a fazê-lo, é algo prazeroso. Aí vem a promessa de Deus descrita acima. E vem a promessa que encerra a citação, a qual quero salientar outra vez: Farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês”.
          Completar-se o tempo de duração da vida! Chegamos ao ponto. Entendo que completar-se o tempo de vida é proporcionar à pessoa viver sua expectativa de vida – por isso falei em expectativa de vida por meio das pesquisas como a do IBGE – por completo, no mínimo. Isso quer dizer, aqui em nossa terrinha brasilis, chegar aos 80, 90 ou 100 anos. Isso quer dizer que aquele que busca a Deus full-time pode esperar o cumprimento dessa promessa – e pedir por ela. Ou não? Ou será que me equivoco? A Palavra me parece clara. O que você acha?
          Bem, euzinho aqui acho que sim. A Palavra está clara e aberta para mim neste sentido.
          O que pode subtrair esse nosso tempo natural de vida? O que pode impedir que se complete o tempo de duração da vida? Entendo que, fundamentalmente, duas coisas: acidentes e doenças.
          No primeiro caso, o dos acidentes, temos uma arma muito poderosa: pedir em nossas orações pela proteção dos anjos. Lembremo-nos do Salmo 91:11-12: Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Feito!
          No segundo caso, o das doenças, lembremo-nos do que já foi citado na palavra acima: Tirarei a doença do meio de vocês”. Só isso já nos deveria bastar. Mas, se não, podemos dar “uma ajudazinha” ao trabalho divino, conforme nos ensina Tiago: Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará (Tiago 5:14-15). Feito também!
          Tudo isso pode parecer muito simplista, mas garanto que não é. É simples – e não simplista – como simples é a doutrina do Senhor. Não se trata de panacéia ou pajelança, nem de “passe de mágica”, muito menos de ilusionismo ou coisa do tipo. Não se trata de “curandeirismo evangélico”. Não se trata de crendice, tampouco. Trata-se de fé. De simples e pura fé. Caso assim não fosse, o que estamos fazendo buscando a Palavra do Senhor? Temos que tomá-la com fé, no que diz respeito às coisas que ela nos ensina a fazer por obediência a essa fé, mas também no que toca às promessas oriundas dessa obediência.
          As promessas divinas existem, e nós temos o dever conosco mesmos de buscá-las.
          Para encerrar, é claro que, acima de tudo, está a vontade soberana de Deus. Alguém de hábitos de fé muito intensos pode morrer de acidente aos 25 anos, mesmo que tenha pedido pela proteção angelical. Ou pode, sim, morrer de câncer aos 40, ainda que tenha orado por saúde. Isso é da vontade de Deus – e não há nada que possamos fazer senão aceitar.
          Mas, via de regra, o Senhor nos ensina a buscarmos n’Ele tanto a proteção dos anjos quanto a saúde. A Palavra é clara. O Senhor nos ensina a buscarmos n’Ele o cumprimento de Sua promessa:  Farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês”.
          Como lidamos com isso, bem, isso fica a critério de cada um de nós.

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,
Kurt Hilbert

Um comentário:

  1. Lendo em 2020, obrigada pelo ensino! Que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir