Pesquisar neste blog

sábado, 4 de agosto de 2012



Palavra de Agosto de 2012:
O que mais importa é permanecermos fiéis até ao fim



01.08.2012 |


Moisés enviou doze espias, do deserto de Paran, para que espiassem a terra de Canaan e obtivessem uma ideia sobre a terra prometida. Entre esses espias estava também Caleb. Mais tarde, Deus disse acerca de Caleb: «o meu servo Caleb, porquanto … perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou» (ver Números 14,24).


O que é que Caleb tinha de especial? – Quando os espias regressaram, contaram o que tinham vivenciado. Dez deles disseram que os habitantes de Canaan eram muito fortes e que o povo de Israel não iria conseguir apoderar-se daquela terra. Apenas dois, Caleb e Josué, acharam que deveriam arriscar. Caleb disse: «Subamos animosamente, e possuamo-la [a terra]». Mas nem todos estavam de acordo. Mesmo assim, Caleb não se deixou influenciar e disse: «Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará». 


Ele confiou no Senhor de todo o coração. Isto é fidelidade! Uns anos mais tarde, Caleb pôde entrar naquela terra e ocupá-la com os seus descendentes, porque se manteve fiel ao Senhor.


Nas diversas partes do mundo existem muitas culturas, opiniões, maneiras de ver, muitas impressões. Mas há algo que nunca muda: a fidelidade! Quem seguir o Senhor com fidelidade e permanecer fiel nas mais diversas situações, esse será recompensado ricamente. Caleb viu a terra e pôde ficar porque foi fiel – no dia do Senhor, nós O veremos e poderemos ficar junto d’Ele, se Lhe formos fiéis.


Mas hoje em dia, isso é um verdadeiro desafio, uma vez que existem muitas opiniões e muitos pontos de vista acerca da forma de chegar a Deus. Não nos deixemos influenciar por todas essas opiniões. Continuemos a confiar no Senhor, a cumprir as leis divinas e os mandamentos, sem nunca desistir. Permaneçamos ligados ao Senhor de todo o coração e a olhar para Ele – isso é ser fiel!


Naquela altura, a situação não era fácil. O argumento dos dez espias que alertaram para a situação não era de todo insensato. Eles falaram sobre o poder dos exércitos dos habitantes da terra prometida e afirmaram que não seria possível vencer aquele em combate, que existia o risco de perder.


Também hoje pode haver muitas pessoas que têm motivos para perguntar: “Temos de continuar a ir ao serviço divino? Temos de nos continuar a orientar pelos apóstolos? Temos de continuar a esperar pelo dia do Senhor?” Seguir o Senhor com fidelidade – isso é algo que, no fundo, todos nós fazemos. No entanto, quando aparecem dificuldades e aflições, permanecer fiel é por vezes difícil. Mesmo quando oramos e ficamos na esperança de que a situação se vá modificar, mas aparentemente nada acontece, queremos continuar fiéis! O que importa é continuar a ser fiel até ao fim.


O filho de Deus salientou que, no fim, tudo o que conta é a fidelidade. Na parábola dos dez talentos, o patrão disse para o servo que trabalhou com os bens que recebera: «Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei». (Mateus 25,21).


Quando alguém me diz que talvez haja outros que agem de maneira diferente, então eu gosto de citar a palavra do apóstolo Paulo: «Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?» O apóstolo Paulo colocou aqui uma pergunta. «De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro …» (Aos Romanos 3,3.4).


Deus permanece sempre igual, o fiel, o fiável; para nós, o importante é ficarmos fiéis até ao fim.


Wilhelm Leber

Fonte:http://www.igrejanovaapostolica.org/site/ndice/portugus/palavra_do_ms/palavras_do_ms/view-details-id-44.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário