Pesquisar neste blog

sábado, 11 de agosto de 2012

On-line com Deus


I Tessalonicenses 5:17

Orem continuamente.



Orem continuamente é uma orientação que o apóstolo Paulo dá à comunidade de Tessalônica. Orem continuamente é uma forma clara e simples de falar, entendível a todos. É um versículo minúsculo – um dos menores da Bíblia – mas de um conteúdo maiúsculo. Em traduções mais eruditas das Escrituras diz orai sem cessar. É o mesmo, mais poético, mas tem a mesma orientação.

Há algum tempo falava com meu amigo Claudiomiro – pastor em Gramado – sobre esse versículo. Como é possível orar continuamente, orar sem cessar? Orar é um ato consciente, deve ser feito com reverência, de coração; orar não é um repetir automático, quase ad infinitum, de algumas palavras. “Não usem vãs repetições”, ensinava Jesus (Mateus 6:7). Orar é um ato onde devemos estar presentes de corpo, mente e alma. Como, então, é possível orar sem cessar?

Não devemos esquecer que Paulo orientava com esse ensinamento não apenas a uma pessoa, mas a uma comunidade inteira. Bem, se formos pensar que uma comunidade inteira fique orando sem cessar, já nos parece mais factível, não é mesmo? Afinal, quando um indivíduo cessa de orar, o outro pode retomar a oração, e assim sucessivamente. Seria, sim, possível a uma comunidade orar em tempo integral. E, se pensarmos na grande comunidade cristã espalhada pelo terceiro planeta do sistema solar, fica ainda mais plausível orar sem cessar, 24 horas por dia. Afinal, enquanto aqui no Brasil dormimos, em outras partes do mundo – como no Japão, por exemplo – as pessoas estão em plena atividade, orando, inclusive. Concluímos, então, que orar sem cessar, continuamente, é possível para a humanidade.

Agora vamos inverter a questão. No parágrafo anterior falávamos que Paulo ensinava a uma comunidade inteira, não apenas a uma pessoa; e concluímos que uma comunidade inteira – pequena ou grande – pode orar sem cessar. Mas o ensinamento também vale para uma pessoa, um ser humano individual. Assim como a Escritura ensina que a comunidade cristã de Tessalônica, de Gramado, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo todo deve orar sem cessar, ela também ensina que o Kurt, o Claudiomiro, a Camila, a Bianca, cada um de nós, individualmente, oremos sem cessar. E agora? Como se faz isso?

 Seria bom se tivéssemos algum mecanismo, um botão de liga/desliga, um on/off, que nos conectasse a Deus. Talvez assim pudéssemos estar ligados n’Ele em tempo integral. Talvez assim pudéssemos orar sem cessar. A boa notícia é que nós temos esse mecanismo, esse botão. Aposto que, talvez, não tivéssemos nos dado conta disso. Mas nós temos esse botão mágico pelo qual, se estamos conscientes dele, podemos ficar on-line com Deus em tempo integral, e em banda larga. Esse botão é o Espírito Santo. Vamos ver como isso é possível.

A respeito do Espírito Santo, Jesus falava: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!” (Lucas 11:13). Jesus ensinava que, para termos em nós o Espírito Santo, basta pedir por ele! Se pedirmos para que tenhamos o Espírito Santo ativo em nós, full-time, Deus se encarregará de nos colocar diante da forma de como tornar isso possível. O Espírito Santo é o botão liga/desliga; e é o nosso dedo – o nosso querer – que o pode manter ligado sempre. Jesus também falava: “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disser” (João 14:26). Ele nos faz lembrar tudo o que é necessário, no momento oportuno. E, se faz lembrar em nós e a nós o que é necessário, também faz lembrar – por assim dizer – em Deus e a Deus o que nós necessitamos. Chegamos agora ao ponto do estado on-line com Deus; veja como o Espírito Santo leva à presença de Deus nossas orações: Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26). Podemos ficar tranqüilos quanto a fórmulas de oração – as fórmulas não são necessárias. Não precisamos nem mesmo ser lá muito formais em nossas orações; podemos falar com Deus como falamos com nossos amigos, de forma simples e coloquial; podemos ter um bate-papo com Ele; podemos elevar um pensamento a Ele; podemos pedir que Ele sempre leve em consideração cada pensamento que tivermos durante o dia, cada e todo pensamento; cada pensamento, se quisermos, pode ser uma oração – e nós pensamos em tempo integral... Podemos, assim, orar sem cessar! Viu só?

Ainda: orar sem cessar é um ato contínuo – sem cessar – de demonstrar amor a Deus. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28).

Orar sem cessar é possível. Basta direcionar o pensamento a Deus. Pode ainda surgir uma dúvida: Direcionar os pensamentos conscientes a Deus, ok, entendi. Mas e os pensamentos inconscientes, aqueles que temos sem nos darmos conta que os temos? Como direcioná-los a Deus? É fácil: encomendando-os a Deus a cada início de dia. Falando em nossa primeira oração do dia – de maneira formal – que Ele receba como oração todos os nossos pensamentos. Pronto! Estão encomendados e direcionados a Deus. Nosso botão liga/desliga, on/off, estará então ligado, on em tempo integral, possibilitando orar sem cessar. Estaremos conectados on-line com Deus, e em modo wireless, sem necessidade de cabo consciente.

Uma última dica: monitore seus pensamentos para que sejam agradáveis a Deus – afinal, se estamos on-line via pensamento (oração) com Ele, pode escapar algum pensamento meio feinho, e não queremos isso, não é? Mas até para evitar simples pensamentos feinhos Deus nos dá uma dica: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas (Filipenses 4:8). Patrulhemos os pensamentos, para ver se eles se enquadram nos adjetivos acima. Quando não, vamos redirecioná-los para que se enquadrem.

Essas orações feitas via pensamento em tempo integral, de forma ininterrupta e informal, não dispensam as orações chamadas formais, por assim dizer. É importantíssimo que não nos esqueçamos de fazer as orações formais – ao acordar, antes de dormir, em grupo, em família, na Igreja, as pessoais, onde tiramos um tempo reservado para isso. É o que Jesus ensinava quando dizia para “entrar no quarto, fechar a porta e orar” (Mateus 6:6). Uma coisa não substitui a outra, mas a complementa.

Uma parte de minha oração pessoal a cada manhã é assim: “Senhor, receba todos os meus pensamentos de hoje em oração. Perdoe aqueles que são contrários à Sua vontade; fortaleça os que são de acordo com a Sua vontade, para que estes sobrepujem os outros”.

Buenas, espero que tenha conseguido me fazer entender. Então, mãos à oração!

Ah, ia me esquecendo: podemos nos conectar também entre nós, irmãos e irmãs em Cristo, pela oração. Como? “... orem uns pelos outros...” (Tiago 5:16).

Então, até a próxima oração!  



Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

UM LIVRE DISCÍPULO DE CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário