Pesquisar neste blog

domingo, 23 de junho de 2019

A Sabedoria do Alto



Tiago 3:17
Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Borboleteando pelo Google, buscando o significado da palavra “sabedoria”, encontrei algumas definições que desejo aqui compartilhar:
Sabedoria é um substantivo feminino, sendo a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular.
A sabedoria muitas vezes é indicativa de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
Quando a sabedoria é usada para fazer coisas não tão boas, ela pode ser sinônimo de astúcia, esperteza ou manha.
A palavra sabedoria tem origem no latim sapere e é um conceito que também tem um componente cultural e de tradição, sendo que, muitas vezes, culturas diferentes dão origem a tipos distintos de sabedoria, como, por exemplo, a sabedoria oriental.
A sabedoria pode vir de várias fontes: a sabedoria divina, por exemplo, é aquela que é proveniente de Deus ou de outras entidades que sejam consideradas divinas – dependendo de em que lugar do planeta se esteja.
A sabedoria é uma das características mais mencionadas a respeito de Deus. Deus é classificado como Onisciente, ou seja, sabe e conhece todas as coisas. Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! (Romanos 11:33).
Na Bíblia também é mencionada a sabedoria do rei Salomão, filho do rei Davi, que foi o rei mais próspero de Israel, sendo também considerado o homem mais sábio do Antigo Testamento e um dos mais sábios de toda a Bíblia. Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito (I Reis 4:29-30).
Achei interessante esta descrição de sabedoria, tanto a humana quanto a divina, e a encontrei na seguinte fonte: www.significados.com.br/sabedoria/
Bem, digo, daqui para frente e em palavras minhas, que muito se buscou, em todos os tempos, por sabedoria.
Quero ressaltar que sabedoria se encontra não somente em indivíduos letrados e de alto conhecimento ampliado, acadêmico, prático, mas também em pessoas muito simples, que levam estilo de vida o mais aparentemente destituído dessa característica sábia, mas que são, em si mesmas, possuidoras de uma sabedoria tamanha. Veja que encontramos, pelos interiores sertanejos, nos pequenos rincões, pessoinhas que carregam em si um grande saber de vida; muitas vezes mal e mal falam um português minimamente culto, mas nos aconselham de forma tal que saímos impressionados!
O salmista nos dá uma pista muito clara, dizendo assim: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem seus preceitos revelam bom senso (Salmo 111:10).
O escritor dos Provérbios complementa: Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o SENHOR e achará o conhecimento de Deus (Provérbios 2:1-5).
É inerente ao ser humano esse espírito do saber, da descoberta e, principalmente, da compreensão. Ansiamos por compreender, por pacificarmo-nos diante da vida pela face do saber e entender os porquês.
Quando a Palavra fala de sabedoria que vem do alto, fala daquela sabedoria que não vem de nós mesmos, mas que nos invade pela procedência de Deus, que parte d’Ele para residir em nós.
E aí a Palavra nos descreve como é a sabedoria de Deus, em contraposição à sabedoria humana. Assim:
A sabedoria humana pode ser mesclada; a de Deus é pura.
A sabedoria humana pode ser inquieta; a de Deus é pacífica.
A sabedoria humana pode ser cruel; a de Deus é amável.
A sabedoria humana pode ser incompreendida; a de Deus compreende.
A sabedoria humana pode ser mísera; a de Deus é misericordiosa.
A sabedoria humana pode ser infrutífera; a de Deus tem bons frutos.
A sabedoria humana pode ser parcial; a de Deus é imparcial.
A sabedoria humana pode ser bajuladora; a de Deus é sincera.
Okay, você pode discordar do que se descreve acima como características da sabedoria humana. E pode discordar com razão, pois a sabedoria humana, por mais profunda que seja, é e sempre será passível de erros e incompleta em si mesma. Além disso, a descrição de sabedoria humana que pontuei logo acima a tirei da minha própria sabedoria humana. Mas você não pode, se for sincero consigo mesmo, discordar das características da sabedoria que vem do alto, de Deus. Esta é absoluta em si mesma! Além disso, é a que é descrita em Sua Palavra, usada como base aqui e que aparece acima, logo abaixo do título deste texto.
Se nos parece faltar sabedoria bem agora, podemos – e deveríamos mesmo! – seguir o conselho de Tiago: Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar... (Tiago 1:5-6).
Esta é a sabedoria divina, que vem do alto, vindo habitar em todo coração que se abre a ela, e que por ela pede a Quem a concede de bom grado.

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário